Logomarca da Avaliação Institucional

UFRN alcança conceito máximo inédito no IGC

(04/04/2024)

A UFRN obteve um feito inédito ao alcançar o conceito máximo no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esse índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país. A UFRN agora faz parte do seleto grupo das 25 universidades brasileiras com IGC 5. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com outros indicadores de qualidade da educação superior em 2022.

Esse marco histórico para a UFRN ocorre após os primeiros anos de implementação da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, aprovada em 2017 e atualizada em 2020. O procurador institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo, explica que essa política surgiu da identificação de fragilidades que afetavam os índices de avaliação da universidade. Para solucionar essas questões, foi formado um grupo de trabalho coordenado pelo atual reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que na época era vice-reitor da instituição.

A conquista do IGC 5 comprova que as estratégias adotadas pela gestão têm contribuído efetivamente para elevar a qualidade do ensino na UFRN. A implantação da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e o compromisso de toda a comunidade universitária foram fundamentais para essa conquista. Que possamos continuar aprimorando e mantendo esse padrão de excelência acadêmica!

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRN), Alexandre Queiroz, explica que a política de melhoria tem como base a realização de diagnóstico e plano de ação para cada curso evoluir nos pontos fortes e solucionar as dificuldades encontradas. A partir desse processo, a UFRN tem elevado os conceitos dos seus cursos, avaliados por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esses dois índices são utilizados como critérios para o cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC).