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Histórico

No cenário de sua história, a UFRN possui tradição no processo de avaliação institucional. Há mais de duas décadas, a avaliação ocupa espaço importante no processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da instituição.

 

As primeiras experiências de Avaliação Institucional foram iniciadas em 1994, integrando o Programa Nacional de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB. Em 18/07/1994, a UFRN constituiu a primeira Comissão Central, para coordenar o processo interno de avaliação, através da Portaria Nº375/94. A esta comissão, sucederam-se mais três, até abril de 2004, quando foi instituído - pelo Presidente de República, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

 

Com a criação desse novo sistema, foi instituído o Exame Nacional de Cursos e Avaliação das condições de oferta do ensino superior, e o PAIUB deixou de fazer parte do Sistema Nacional de Avaliação.  Nesse contexto, a UFRN passou a cumprir as exigências do SINAES, sem interromper as práticas exitosas de avaliação desenvolvidas pelo PAIUB.

 

Durante os 10 anos do SINAES, a Comissão Própria de Avaliação / CPA coordenou e desenvolveu o processo de avaliação da docência, de auto-avaliação junto aos Centros, Unidades Acadêmicas Especializadas, Departamentos Acadêmicos, Cursos de Graduação, Hospitais Universitários, Residências Médicas, e outros órgãos da UFRN, subsidiando a definição das políticas para o Plano Estratégico de Ação 1995/1999; do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - 1999/2008; do Plano de Metas 1999/2003; do Plano de Ação - Gestão 2003-2007; do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI – 2010/2019 e para o Plano de Gestão 2011/2015.